Grandes volumes de água poluída por hidrocarbonetos: que soluções?

A filtração de alta vazão de águas poluídas por hidrocarbonetos é uma problemática crucial para muitas empresas.

Descubra as diferentes leis que enquadram a gestão dos riscos de poluição da água e o filtro de hidrocarbonetos de alta vazão FILTRELEC ECODESIGN® F1500.

Recapitulativo da legislação: o que diz a lei sobre a água? 

a lei sobre a água e os meios aquáticos, traz novas ferramentas que permitem combater a poluição difusa das águas na França. Em particular, especifica a proibição de despejo de produtos poluentes, tais como lubrificantes e óleos. Critérios de concentração de hidrocarbonetos na água também devem ser cumpridos.

Duas normas e diretrizes estão associadas a estas leis sobre a água:

norma REACH, que permite fornecer um quadro legislativo quanto à fabricação e a utilização de substâncias químicas em toda a Europa.

diretriz RoHS, que visa limitar a utilização de chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente, bifenilos polibromados (PBB) e éteres difenílicos polibromados (PBDE). Estes produtos são, de fato, perigosos para os seres humanos e o meio ambiente.

Assim, as diferentes leis sobre a água implicam um compromisso ativo das empresas e, por conseguinte, soluções adaptadas para proteger este recurso natural e o meio ambiente.

A filtração de grandes volumes de águas poluídas por hidrocarbonetos e dielétricos

Os meios aquáticos ditos “receptores de águas pluviais”, tais como córregos ou subsolos estão sujeitos acontaminação por uma variedade de produtos químicos.

Por isso, é necessário implementar soluções eficazes de filtração com vazão suficiente para evitar a degradação do meio ambiente. Assim, para tratar o escoamento de águas pluviais contaminadas por hidrocarbonetos e dielétricos, consideram-se necessários dois equipamentos:

  • Os separadores de hidrocarbonetos, que permitem reter líquidos insolúveis na água com uma densidade inferior ou igual a 0,95g/cm3, através de um sistema de filtração por gravidade.
    Por um lado, os separadores de classe 1 permitem uma 
    filtração por coalescência com uma quantidade máxima residual de hidrocarbonetos de 5 mg por litro de água em condições de manutenção, temperatura e precipitação ideais. A descarga dessas águas é feita quer para uma rede natural, quer para uma rede que não dispõe de estação de tratamento.

Já os separadores de classe 2 permitem a filtração por gravidade com uma quantidade máxima residual de hidrocarbonetos de 100 mg por litro de água. A descarga desta água é feita principalmente numa rede coletiva com uma estação de tratamento.


  • Os sistemas de filtração do óleo dielétrico sob forma de cartuchos filtrantes compostos de oleofílicos. Eles permitem reter os óleos e obter uma água com uma quantidade residual de hidrocarbonetos de 1 a 5 mg/L. O sistema de filtração F1500 também pode ser instalado a jusante de um separador por gravidade existente, para maximizar a vida útil do filtro e limitar as operações de manutenção.

O filtro de hidrocarbonetos de alta vazão F1500 FILTRELEC ECODESIGN®

Graças a seu sistema de filtração de alta vazão, o FILTRELEC F1500 permite filtrar e evacuar continuamente águas poluídas por hidrocarbonetos e dielétricos, a fim de prevenir a poluição dos solos. Sua elevada vazão de filtração, de 1500 L/min adapta-se, portanto, perfeitamente a grandes quantidades de água suja de óleo.

A água recuperada à saída do sistema possui um teor máximo residual de hidrocarbonetos de 5 mg/L, de acordo com os critérios da lei da água. Em matéria de concepção, o filtro de hidrocarbonetos de alta vazão é integrado a um poço de concreto ou a um invólucro metálico.

O sistema também
possui um pré-filtro e um meio absorvente diretamente acondicionados no filtro. Este último dispõe de um dispositivo de segurança em caso de vazamento importante de óleo, para assegurar a proteção ambiental.

A manutenção do sistema é reduzida, e um kit de recarga permite substituir o pré-filtro e o meio absorvente. A carcaça do FILTRELEC F1500 pode, portanto, ser reutilizada. Este sistema minimiza assim os custos, o trabalho e a manutenção associados ao tratamento da água poluída.

Finalmente, no que diz respeito à instalação, nosso departamento de engenharia encarrega-se de fornecer uma solução completa para o tratamento de suas águas poluídas.