Recuperação, contenção e tratamento de águas pluviais poluídas

A importância da gestão das águas pluviais no setor industrial

Em meio industrial, é particularmente importante gerir corretamente as águas pluviais, sobretudo, antes estas sejam evacuadas no solo. De fato, uma indústria utiliza hidrocarbonetos e outros poluentes que podem misturar-se com as águas da chuva, durante um escoamento ou outro evento. 
Gerir corretamente suas águas pluviais deve permitir:

  • Evitar um agravamento durante uma inundação, ou uma erosão dos solos em curso;
    • Participar da melhor forma possível à recarga do lençol freático
    • Não degradar o ecossistema com hidrocarbonetos e outros poluentes, arrastados pela água da chuva, tal como a água proveniente de um escoamento num transformador elétrico, que é carregada com óleo dielétrico
    • Ou ainda, instalar bacias de contenção a fim de receber as águas poluídas, com o objetivo de gerir eficazmente as águas pluviais

 Gerir corretamente a água da chuva graças aos filtros para águas pluviais

Especializada há muitos anos na proteção do meio ambiente, a GMT ajuda-lhe, graças aos produtos que fabrica e comercializa, a gerir corretamente as águas pluviais, para evitar qualquer poluição dos lençóis freáticos. Assim, propomos-lhe filtros extremamente eficazes que bloqueiam todos os hidrocarbonetos misturados à água da chuva.
O filtro acoplado à bacia de contenção de óleo permite assim parar, por exemplo, o óleo dielétrico proveniente dos transformadores elétricos antes que este possa penetrar no solo. Qualquer risco de poluição por hidrocarbonetos é assim descartado.

Por que é necessário instalar absolutamente um filtro para águas pluviais na sua instalação elétrica?

É necessário instalar um filtro de águas pluviais em cada contenção de transformador instalado no exterior, para combater qualquer poluição por hidrocarbonetos, mais ou menos importante, que possa produzir-se.
Devido à água da chuva que escoa sobre o transformador, o óleo dielétrico mistura-se e evacua-se ao mesmo tempo. O filtro de águas pluviais permite filtrar esta água a fim de eliminar qualquer vestígio de hidrocarboneto suscetível de poluir os solos.

A GMT dispõe, em suas instalações, de todos os equipamentos necessários para filtrar corretamente suas águas pluviais.
Ao utilizar nossos produtos totalmente adaptados e extremamente eficazes, você estará em conformidade com as leis em vigor relativas ao tratamento de águas poluídas no âmbito industrial.

O quadro regulamentar relativo à contenção e filtração de produtos poluentes

A gestão das águas pluviais deve respeitar a lei LEMA de 2006 relativa à recuperação, contenção e filtração das águas pluviais que se encontram poluídas devido a atividades industriais. Uma empresa que não respeite rigorosamente as leis estará em situação de ilegalidade em relação às mesmas. Daí a importância de obter informação adequada para instalar equipamentos que permitam cumprir a lei. A seguir, esclarecemos o que você precisa saber sobre a gestão de águas pluviais em meio industrial.

Para respeitar os textos supramencionados, a boa gestão das águas pluviais deve passar pela instalação de bacias de contenção, respeitando simultaneamente a respectiva regulamentação.

A lei da água

A lei da água de 1964 implica a gestão descentralizada das águas pluviais em várias bacias. Esta gestão combate a poluição bloqueando as águas poluídas. A água filtrada pode ser em seguida utilizada onde for necessária (na agricultura, em meio industrial ou outro).

Não hesite em entrar em contato conosco clicando em Contato.