Antecipar e gerir os riscos relativos aos transformadores elétricos graças a uma bacia de contenção para transformadores

Enquanto profissional da indústria ou da construção civil, você pode prever instalar transformadores elétricos a curto prazo numa obra que pretenda iniciar. Se a obra já estiver em curso, saiba que um transformador pode representar certos riscos, que podem ser, contudo, geridos eficazmente.
Entre outros, a instalação de uma bacia de contenção para transformadores elétricos bloqueará, graças a um filtro, os óleos provenientes do transformador instalado no exterior, que podem ser fonte de poluição dos solos. Eis o que deve saber sobre a bacia de contenção para transformadores, para compreender bem sua utilidade.

A utilidade dos transformadores elétricos e os riscos associados

Os transformadores elétricos são elementos importantes numa instalação industrial pois, sem eles, seria impossível ter eletricidade. Porém, o funcionamento de transformadores imersos requer a utilização de óleo dielétrico, que pode representar riscos de poluição dos lençóis freáticos ou de incêndio, como veremos mais longe. Vazamentos de hidrocarbonetos provenientes de um transformador podem assim poluir as águas de drenagem que serão absorvidas pela terra.

Do mesmo modo, a água da chuva que cai sobre o transformador também se carregará em hidrocarbonetos e corre o risco de poluir gravemente o solo. Obrigatória, a instalação de uma bacia de contenção de hidrocarbonetos em cada transformador elimina qualquer risco poluente, bloqueando os óleos por meio de um filtro de águas pluviais.

O que é um transformador elétrico e para que serve?

Um transformador elétrico é um equipamento que permite transformar a energia a fim de utilizá-la posteriormente. Como citado acima, a utilização de óleo dielétrico é imperativa para assegurar o bom funcionamento do transformador, uma vez que é utilizada para o resfriamento interno e também para isolar o transformador.
Como a quantidade de óleo necessária é muito grande, compreende-se que é muito importante gerir da melhor maneira possível os riscos de poluição dos lençóis freáticos e os riscos de incêndio.
É preciso saber que as necessidades de uma indústria em termos de energia podem implicar a presença de vários transformadores elétricos, quando necessário, a fim de poder transformar o máximo de energia possível. Isso também implica automaticamente riscos de incêndio ou de poluição por hidrocarbonetos.

Quais são os riscos associados aos transformadores elétricos?

Como pode haver vários transformadores elétricos implantados para produzir eletricidade suficiente, as quantidades de hidrocarbonetos são consequentes. Isso pode então representar um risco considerável em caso de vazamento!
O principal risco reside no fato de que os óleos de transformador possam contaminar acidentalmente (vazamento) as águas de drenagem, e causar a poluição dos solos por hidrocarbonetos, gerando um perigo significativo para o ecossistema.
Os óleos se misturarão então com as águas de drenagem ou o escoamento das águas pluviais, e se infiltrarão profundamente no solo, poluindo-os, assim como os lençóis freáticos.

De igual modo, um risco de incêndio dos transformadores elétricos também deve ser considerado.
Um transformador pode pegar fogo, tal como na foto abaixo, numa central EDF em 2019, em Villejust.

Para enfrentar esses riscos, soluções eficazes podem ser implementadas. Para isso, é necessário instalar equipamentos de proteção.
A GMT é especialista na fabricação e instalação de bacias de contenção de hidrocarbonetos, filtros e outros equipamentos. Estes últimos destinam-se a proteger os transformadores elétricos contra os riscos de propagação de incêndio e poluição dos lençóis freáticos.

Como se proteger dos riscos relativos aos transformadores elétricos?

Quando iniciamos uma obra ou estamos prestes a instalar transformadores elétricos, devemos ter consciência dos riscos relativos aos transformadores elétricos e precaver-nos contra eles. Especializada na preservação dos ecossistemas, nossa empresa propõe-lhe produtos de excelente qualidade, que equipam hoje um grande número de instalações na França e no mundo.
Equipar-se com os equipamentos necessários é indispensável à conformidade com as leis relativas ao tratamento da água.

As bacias de contenção de hidrocarbonetos evitam a poluição dos solos e dos lençóis freáticos

As bacias de contenção são equipamentos obrigatórios especialmente eficazes para evitar a poluição dos solos e dos lençóis freáticos. Com efeito, com o escoamento da água da chuva sobre os transformadores, esta se carregará em hidrocarbonetos. Sem bacia de contenção de hidrocarbonetos, a situação seria catastrófica.

A bacia de contenção para transformadores

Uma bacia de contenção para transformadores instalada no exterior coleta simultaneamente as águas de drenagem e a água da chuva suscetíveis de serem poluídas com óleo dielétrico. Para ser eficaz, a bacia deve estar equipada com um filtro FILTRELEC, a fim de bloquear os eventuais hidrocarbonetos presentes na água. Efetivamente, o filtro é o elemento que bloqueará a passagem dos hidrocarbonetos, antes que a água penetre na terra.

De acordo com suas necessidades, pode equipar-se com uma bacia de contenção flexível, uma bacia de metal ou ainda uma baciade concreto. Uma bacia de contenção dos óleos é primordial em todas as instalações com transformador elétrico, para combater a poluição dos solos.

Mas esta bacia também pode ser utilizada para armazenar latas ou contentores de substâncias poluentes, nocivas ou até tóxicas, para o homem e o meio ambiente.
O armazenamento de produtos numa bacia de contenção evita que produtos poluentes e nocivos se espalhem no solo e intoxiquem as pessoas ao mesmo tempo!

Na GMT, oferecemos a você uma escolha adaptada de bacias de contenção de hidrocarbonetos e outros equipamentos, para que encontre sempre o produto ideal para sua instalação elétrica.

Os filtros de água anti-hidrocarbonetos

Para que a bacia de contenção seja ainda mais eficaz, nossa empresa também desenvolveu um filtro (FILTRELEC F5), que pode ser instalado nas bacias de contenção para efetuar a filtração de substâncias nocivas.
O interesse do 
FILTRELEC F5 reside no fato de que não só gere a armazenagem de eventuais vazamentos de produtos perigosos na bacia de contenção, mas também ajuda no tratamento desses vazamentos!
Trata-se do primeiro filtro recarregável, algo muito interessante.

Sistemas de filtração

De fato, ao contrário de um filtro normal que terá que ser completamente substituído por um novo, o filtro recarregável não requer a substituição de todo o filtro!
Este filtro GMT é recarregável diretamente no local. Aqui, basta mudar o cartucho do filtro para que este possa ser utlizado novamente. Assim, poupa-se tempo e dinheiro. Além disso, com apenas um cartucho filtrante a trocar, há naturalmente menos resíduos a eliminar.

Limitar os riscos de incêndio com coberturas ou bacias de contenção à prova de fogo

Diante dos riscos de incêndio de transformadores, no caso de um grande vazamento de óleo dielétrico, a GMT comercializa um dispositivo natural de extinção de incêndio para evitar sua propagação. Apresentamos aqui o conjunto dos equipamentos à prova de fogo que poderá encontrar na GMT, para garantir, a qualquer momento, a segurança de suas instalações:

  • Bacias de contenção à prova de fogo
  • e uma cobertura à prova de fogo ou sistema de extinção para fossa

Sistemas de proteção contra incêndios

Nossas bacias de contenção à prova de fogo estão disponíveis em 2 acabamentos: metal ou concreto. Encontrará 5 modelos em metal, de diferentes tamanhos e formas. Isto permite escolher o modelo perfeitamente adaptado ao uso pretendido.
As nossas bacias de contenção em betão são, quanto a elas, propostas em 2 modelos, inclusive um sob medida.
Nossos sistemas à prova de fogo permitem, por outro lado, um escoamento rápido do óleo na bacia de contenção de hidrocarbonetos, ajudando a obter uma extinção rápida e natural das chamas produzidas.

O sistema de extinção de fossa ou cobertura à prova de fogo é montado na fábrica e consiste num conjunto de lâminas de chapa galvanizada.

Para sua segurança

A GMT é especializada na comercialização das bacias e filtros que fabrica. Para sua segurança, também propomos a instalação desses equipamentos.
Estes serviços também podem ser realizados por uma empresa obrigatoriamente homologada pela GMT, para fins de emissão do Certificado de Conformidade do Fabricante.

Para sua tranquilidade, recomendamos-lhe que recorra às nossas equipes habilitadas para todos os trabalhos de instalação que poderão, desta forma, encarregar-se de cada uma das etapas e garantir um trabalho realizado nas normas e regras da arte. Ao comprar na GMT, também terá a certeza de gerir os riscos associados aos transformadores elétricos da melhor maneira possível.

Ao planejar instalar equipamentos fotovoltaicos, também lhe recomendamos que esteja atento(a) à escolha do equipamento e que confie plenamente na nossa empresa GMT. De fato, dispomos de todas as competências necessárias para realizar seus trabalhos, sejam eles quais forem.

Para se proteger contra os riscos associados aos transformadores elétricos e para se equipar adequadamente, convidamos-lhe a entrar em contato com a GMT clicando em Contato